Trata-se de um procedimento em que o(a) especialista aplica a gordura do próprio paciente sob a pele, em rugas e depressões, diminuindo suas profundidades, com o objetivo de restaurar o contorno e o volume do rosto, melhorando assim o aspecto estético da região.
A gordura a ser utilizada passa por um processo de tratamento, em que as células, após serem colhidas de áreas doadoras, como pernas e abdômen, são separadas em micro e nano partículas por meio de manobras como centrifugação, emulsificação e filtragem. Uma vez constituída, a microgordura preenche e regenera os planos faciais que requerem o tratamento. O uso de material do próprio corpo para o preenchimento é mais saudável e reduz as chances de rejeição ao material aplicado.
O procedimento tem duração aproximada de 90 minutos, e os pacientes podem retornar às atividades de trabalho em seguida.
A diferença pode ser percebida imediatamente após a sessão. No período pós-aplicação, pode haver avermelhamento, inchaço ou formação de hematomas, que são temporários. O efeito do preenchimento facial de gordura evolui nos primeiros oito meses, tem caráter regenerativo e progressivo, variando de acordo com a idade e a pele do paciente.
As principais indicações para preenchimento são em casos de: