Também conhecida como cirurgia de correção de “orelhas de abano”, a otoplastia é um procedimento cirúrgico que busca melhorar a aparência das orelhas. Sua intenção é reposicionar orelhas projetadas, simétricas ou não, além de equilibrar o contorno facial.
Como toda intervenção cirúrgica, para a segurança do paciente, a otoplastia é realizada em hospitais e clínicas cirúrgicas. Geralmente, a anestesia é local, com ou sem sedação. No caso de crianças, a anestesia geral é a melhor opção.
O pré-operatório exige exames de laboratório, e o pós, o uso de um curativo para proteção das orelhas por dois ou três dias. Será necessário ainda o uso de uma faixa durante 30 dias, principalmente no período noturno. Pode haver incômodo no pós-operatório, minimizado com analgésicos comuns. Os pontos são retirados em torno de dez a 14 dias após a cirurgia.
Com a retirada do curativo, é possível notar parcialmente o resultado almejado. Pequenas diferenças entre as orelhas são esperadas, e após doze semanas, o resultado será praticamente definitivo. A otoplastia deixa uma cicatriz pouco visível, uma vez que se localiza atrás da orelha.