A mentoplastia de aumento é uma cirurgia que busca projetar o queixo a fim de tornar o rosto esteticamente mais harmonioso. Nosso foco consiste em criar melhor balanço do contorno facial, combinando a cirurgia com outros procedimentos.
O aumento do queixo é realizado com a inclusão de uma prótese de silicone ou polietileno poroso, e em casos específicos, com pequenos cortes e avanço de um segmento ósseo da mandíbula.
A mentoplastia é realizada em hospitais e clínicas cirúrgicas, sob anestesia local e sedação ou anestesia geral, com alta prevista para o mesmo dia. O procedimento pode ser associado a outras cirurgias da face, de acordo com avaliação médica.
É esperado notar algum resultado já no pós-operatório imediato. A aparência final do rosto poderá ser percebida entre três e seis meses após a cirurgia, com o fim do inchaço e o restabelecimento do contorno definitivo da face.
Para pessoas que almejam um perfil facial mais harmônico. Nos homens, o resultado pode criar uma aparência de força e nas mulheres, sensualidade. Para ambos, a melhora da autoestima é desejada. É necessário realizar uma análise facial com o(a) médico(a) responsável, identificando expectativas e possíveis soluções.
Nos quinze primeiros dias após a cirurgia a área normalmente apresenta inchaço e alteração de sensibilidade, que melhora gradativamente e praticamente desaparece após o primeiro mês. Há um edema residual leve, que persiste até o terceiro mês. Pacientes devem usar um curativo compressivo no local, a fim de proteger a região nos primeiros dias. É aconselhada uma dieta com alimentos macios, líquidos e/ou pastosos, para não estressar a região, além de cuidado ao escovar os dentes na primeira semana. Deve-se evitar prática esportiva por 30 dias.