Também conhecida como lipoaspiração de papada, é uma cirurgia para aspiração da gordura superficial localizada sob o queixo, a mandíbula e na porção lateral do pescoço. Geralmente é combinada com uma plicatura de músculos do pescoço e por vezes retiram-se também gorduras mais profundas para obtenção de um efeito mais evidente do contorno.
Entre os efeitos que a lipoaspiração de pescoço pode proporcionar estão a eliminação do queixo duplo, a melhoria da linha da mandíbula, a redução da gordura do pescoço e a harmonização do contorno facial.
Como toda intervenção cirúrgica, para a segurança do paciente, a lipoaspiração de pescoço é realizada apenas em hospitais e clínicas cirúrgicas, sob anestesia local e sedação, podendo ser usada também anestesia geral, com alta no mesmo dia.
No pré-operatório são realizados exames de laboratórios e arquivos fotográficos. No pós, é preciso que pacientes usem um curativo por três a cinco dias. Será necessário realizar sessões de drenagem linfática e fazer uso de faixa compressiva no pescoço, a fim de reduzir inchaços e evitar o acúmulo de líquido.
Depois de sete dias da cirurgia, os pontos são retirados. Enquanto a região estiver inchada e com tonalidade roxa, é preciso evitar exposição ao sol, evitando assim o surgimento de manchas. É possível retornar às atividades normais após sete dias, de acordo com avaliação médica, e aos exercícios físicos depois de 14 dias.
O resultado poderá ser apresentado progressivamente até o terceiro mês após o procedimento cirúrgico, com a redução do inchaço.