A toxina botulínica, popularmente conhecida como “botox”, é uma substância muito utilizada nos procedimentos estéticos, que injetada em dose apropriada, diminui e suaviza a formação de rugas e marcas de expressão em locais específicos da face.
Trata-se de uma substância purificada, derivada de uma bactéria, que bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo para que ele não se contraia, diminuindo assim as rugas faciais indesejadas.
O tratamento consiste em injeções da toxina botulínica em áreas como as linhas da testa, ao redor dos olhos (nos “pés-de-galinha”), nos vincos entre as sobrancelhas e ao redor da boca, pescoço e em regiões em que os músculos faciais têm maior força de contração. Esse relaxamento temporário confere ao rosto uma aparência mais suave e rejuvenescida.
Em geral, os efeitos da aplicação podem começar a ser notados a partir de 72 horas após a sessão, sendo os resultados visíveis em até duas semanas. A recuperação da aplicação é imediata e o efeito dura, em média, de quatro a seis meses.